Synopsis

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episodes

  • Em live, Felipe Neto fala sobre política, jovens e o mundo pós-pandemia

    Em live, Felipe Neto fala sobre política, jovens e o mundo pós-pandemia

    23/11/2020 Duration: 09min

    Maria Cristina Fernandes fala sobre a live realizada com o influenciador digital no Valor Econômico. Ela destaca alguns pontos da conversa, como quando ele fala sobre o desinteresse dos jovens pela política, a alta abstenção nas eleições e as transformações digitais do mundo pós-pandemia.

  • Há nesse momento uma crise social que está se agravando nos EUA

    'Há nesse momento uma crise social que está se agravando nos EUA'

    23/11/2020 Duration: 09min

    Kennedy Alencar fala sobre insegurança alimentar nos Estados Unidos. Ele destaca que esse é um problema que existe no país e que está aumentando com a Covid-19. Antes da pandemia, eram 35 milhões de americanos com insegurança alimentar. Hoje são 50 milhões. Problema se agrava ainda mais porque o presidente Donald Trump bloqueia uma negociação no Congresso para votar um novo pacote de estímulos.

  • Tudo indica que o ensino a distancia veio para ficar

    'Tudo indica que o ensino a distancia veio para ficar'

    23/11/2020 Duration: 05min

    Merval Pereira faz a análise de um estudo que mapeou alguns fatores que vão influenciar os rumos do Brasil na próxima década. Um dos fatores listados é a questão da evolução da educação e o papel do ensino a distância.

  • O país saiu mais organizado dessa eleição

    'O país saiu mais organizado dessa eleição'

    21/11/2020 Duration: 15min

    Professor Carlos Melo faz um balanço das eleições municipais desse ano. Ele destaca que os eleitores deram menos espaço para demagogia e o populismo dos candidatos e que os partidos de centro foram os que mais saíram beneficiados. Para o comentarista, talvez o grande vencedor tenha sido o reconhecimento de que política de isolamento social é o que nos resta enquanto não houver vacina. "Quem negou a ciência e a necessidade de proteção, quebrou a cara", avalia.

  • Em tentativa de golpe, Trump tenta mudar a vontade do eleitor de cada estado

    Em tentativa de golpe, Trump tenta mudar a vontade do eleitor de cada estado

    20/11/2020 Duration: 13min

    O presidente dos EUA, derrotado nas urnas, e sua equipe mentem abertamente para a população do país e dão mau exemplo para o mundo. Kennedy Alencar fala sobre a nova estratégia do republicano para tentar reverter o resultado da eleição.

  • Partidos pequenos que se sentiram prejudicados se movimentam para ressuscitar as coligações

    Partidos pequenos que se sentiram prejudicados se movimentam para ressuscitar as coligações

    20/11/2020 Duration: 06min

    Maria Cristina Fernandes explica o efeito sobre o Legislativo da nova regra eleitoral. Algumas legendas esperavam eleger mais vereadores do que o que ocorreu na prática.

  • Para aumentar representatividade na política, o caminho é a educação

    Para aumentar representatividade na política, o caminho é a educação

    20/11/2020 Duration: 04min

    Merval Pereira destaca que todas as minorias são sub-representadas no Congresso Nacional e nas Casas Legislativas e a educação é a única maneira que temos para resolver isso. 'É muito preocupante essa situação no Brasil e só com educação vamos melhorar isso', diz.

  • A estratégia para vencer o segundo turno

    A estratégia para vencer o segundo turno

    20/11/2020 Duration: 23min

    Berenice Seara analisa o desempenho dos candidatos à Prefeitura do Rio do Janeiro no primeiro debate do segundo turno, marcado pela troca de acusações. Ela diz que Eduardo Paes (DEM) evita ter seu nome ligado a apoio de outros partidos, principalmente aos de esquerda para não desagradar eleitores do centro e de direita. Já Crivella (Republicanos) investiu na estratégia de desconstruir a imagem de bom administrador do adversário.

  • Defeito em gerador deixa Sucupira no escuro

    Defeito em gerador deixa Sucupira no escuro

    20/11/2020 Duration: 03min

    A população de Sucupira está sem energia elétrica. Odorico Paraguaçu diz que 'são os mistérios da eletrônica'. Toda a cidade também está convencida de que houve fraude nas eleições. 'A apuração final foi feita pelo computador e computador tem falhas', diz o prefeito.

  • Visando 2022, partidos como DEM e PP devem abraçar pauta mais fiscalista

    Visando 2022, partidos como DEM e PP devem abraçar pauta 'mais fiscalista'

    19/11/2020 Duration: 06min

    Maria Cristina Fernandes avalia que partidos como o DEM e o PP saíram das urnas municipais com musculatura para se tornarem uma alternativa ao bolsonarismo nas eleições de 2022. Mas eles só vão ganhar confiança do empresariado e da própria imprensa se abraçarem uma pauta mais fiscalista. E esse controle maior de gastos não necessariamente é uma boa notícia para Bolsonaro. Ano que vem, não haverá mais dinheiro para pagar o auxílio emergencial. Sem ele, 'do que vai viver a popularidade do presidente?', questiona a comentarista.

  • Após eleições municipais, ficou evidente que o quadro mudou para Bolsonaro

    Após eleições municipais, 'ficou evidente' que o quadro mudou para Bolsonaro

    19/11/2020 Duration: 05min

    Merval Pereira lembra que, antes do resultado do primeiro turno, o presidente tinha boa perspectiva para 2022 por causa do auxílio emergencial. Mas, segundo o comentarista, Bolsonaro perdeu a capacidade de reunir pessoas em torno do nome dele e, hoje, depende muito mais do apoio do centrão do que da própria popularidade.

  • São de quinta categoria as afirmações de fraude eleitoral apresentadas pelo presidente Bolsonaro

    'São de quinta categoria as afirmações de fraude eleitoral apresentadas pelo presidente Bolsonaro'

    19/11/2020 Duration: 10min

    Wálter Maierovitch fala sobre a postura de Bolsonaro que, pela segunda vez, coloca em dúvida a confiabilidade da Justiça Eleitoral. O fato mais recente foi no domingo, nas eleições municipais. O presidente falou em resultados duvidosos, mas não apresentou indicativo de irregularidade. Maierovitch destaca ainda as mudanças na legislação e o avanço da tecnologia no processo eleitoral, com a entrada do voto eletrônico, até agora, sem comprovação de fraude.

  • Argentina dá um passo adiante ao aprovar taxação de grandes fortunas

    Argentina 'dá um passo adiante' ao aprovar taxação de grandes fortunas

    18/11/2020 Duration: 06min

    Maria Cristina Fernandes fala sobre a Câmara dos Deputados da Argentina, que aprovou a taxação de grandes fortunas. Projeto ainda vai para o Senado, mas governo já comemora. Com a proposta, será possível arrecadar quase R$ 18 bi para a saúde do país. Enquanto isso, no Brasil, ideia é muito contestada.

  • Bolsonaro está em um caminho perigoso de incentivar ações contra a democracia

    'Bolsonaro está em um caminho perigoso de incentivar ações contra a democracia'

    18/11/2020 Duration: 05min

    Merval Pereira analisa as insinuações de Bolsonaro sobre fraude eleitoral. 'Ele não tem o menor compromisso com nada que não seja a vitória dele'. Merval também falou sobre a declaração do presidente, que voltou a chamar de 'frouxo' quem fez isolamento social em meio à pandemia. 'Ele é de uma irresponsabilidade danada'.

  • A esquerda que entrou na campanha desunida morreu juntinha

    'A esquerda que entrou na campanha desunida morreu juntinha'

    18/11/2020 Duration: 14min

    Berenice Seara faz uma análise do resultado do primeiro turno da eleição na capital fluminense. ‘O resultado foi o que exatamente estava previsto desde a campanha’. Ela fala do posicionamento dos partidos para o segundo turno. Ontem, o PT orientou seus militantes a não votar em Crivella. O PSOL deve ir pelo mesmo caminho. Crivella tenta trazer o presidente Bolsonaro ainda mais para a campanha.

  • Demissão de diretor de agência de cibersegurança dos EUA é muito preocupante

    Demissão de diretor de agência de cibersegurança dos EUA é 'muito preocupante'

    18/11/2020 Duration: 10min

    Christopher Krebs, que atuava em coordenação com as autoridades estaduais para garantir a lisura da votação, disse que as eleições desse ano foram as mais seguras da História. Para Kennedy Alencar, a decisão de Trump é mais um movimento dele de 'negar a realidade e mentir para a sociedade americana'. Segundo o comentarista, 'não se trata de uma questão de opinião, se houve ou não houve fraude. São fatos'.

  • Cada partido tem um jogo que guarda relação com o primeiro turno e a estratégia para 2022

    'Cada partido tem um jogo que guarda relação com o primeiro turno e a estratégia para 2022'

    17/11/2020 Duration: 09min

    Maria Cristina Fernandes detalha as alianças que os partidos passam a indicar para o segundo turno das eleições. Em São Paulo, Lula declarou apoio à Boulos antes mesmo do resultado das urnas. 'Lula já quis cavar um espaço como articulador de uma frente da esquerda para 2022', comenta. O adversário, Bruno Covas, tenta costurar apoio de Márcio França e Celso Russomanno. No Rio, o deputado federal Marcelo Freixo tomou a frente do PSOL e declarou apoio à Eduardo Paes.

  • Bolsonaro hoje é muito mais dependente do centrão do que o centrão de Bolsonaro

    'Bolsonaro hoje é muito mais dependente do centrão do que o centrão de Bolsonaro'

    17/11/2020 Duration: 09min

    Merval Pereira faz uma análise dos partidos após o resultado das eleições municipais. 'O centrão se adapta a qualquer governo', afirma. Ele destaca que 'o centrão não é um partido ideológico, mas pragmático, que quer estar no poder'. Merval acrescenta que há mais chances de o centrão se aliar ao DEM e ao MDB do que seguir com Bolsonaro até a eleição.

  • Eleições municipais tornaram Bolsonaro alguém mais pesado para ser carregado

    'Eleições municipais tornaram Bolsonaro alguém mais pesado para ser carregado'

    16/11/2020 Duration: 10min

    Maria Cristina Fernandes analisa os resultados do primeiro turno das eleições municipais. Ela destaca que, de qualquer ângulo que se observe, é possível afirmar que Bolsonaro é o maior derrotado do pleito deste ano. Comentarista avalia que, além do fracasso em praças pontuais, o presidente teve derrotas de gestão, partidárias e de discurso.

  • Após 13 dias, apuração dos votos ainda não terminou nos EUA

    Após 13 dias, apuração dos votos ainda não terminou nos EUA

    16/11/2020 Duration: 07min

    Kennedy Alencar fala sobre a eleição presidencial nos Estados Unidos. Ele destaca que ainda há muitos votos a serem contados nos estados. Mas, do ponto de vista do colégio eleitoral, está quase tudo fechado, com exceção da Geórgia. Lá há uma recontagem prevista para acabar na sexta-feira. Entretanto, não há nenhuma expectativa de que se reverta a decisão a favor de Trump. Ainda que isso aconteça, não mudaria o resultado da eleição. Comentarista critica a postura do presidente, de não reconhecer a derrota e continuar bloqueando a transição.

page 1 from 2

Informações: