Jornal Da Cbn 2ª Edição

Synopsis

Os assuntos mais importantes do dia, com Roberto Nonato.

Episodes

  • O que chama atenção é a empresa brasileira recorrer a esse procedimento lá nos Estados Unidos

    'O que chama atenção é a empresa brasileira recorrer a esse procedimento lá nos Estados Unidos'

    09/07/2020 Duration: 09min

    A Latam Brasil entrou com processo de recuperação judicial do grupo nos Estados Unidos. A companhia aérea está com as finanças afetadas em razão dos impactos da crise do coronavírus. Em abril, por exemplo, houve uma redução de 95% dos vôos. Para comentar sobre a decisão da Latam em recorrer a uma legislação estrangeira, o Jornal da CBN - 2a Edição recebeu Bruno Chiaradia, advogado especialista em Direito Processual Civil. Ele diz que é 'uma medida inédita' e 'contraditória ao que a legislação brasileira prevê'. Sobre uma suposta diferença que beneficiasse o processo nos EUA, Bruno afirmou que as leis são muito parecidas, pois o Brasil se baseou nos termos norte-americanos. E ele faz uma ressalva sobre as validades das decisões do processo: 'Isso vai encontrar uma série de resistências na legislação brasileira'.

  • MLS is back. Ou não

    'MLS is back'. Ou não

    09/07/2020 Duration: 04min

    Gustavo Zupak traz os destaques das competições internacionais. Na Premiere League, foram três partidas nesta quinta-feira e apenas o Manchester United venceu o seu jogo, 3 a 0 contra o Aston Villa. Agora são 17 jogos de invencibilidade. Na 2a divisão da Inglaterra, o Leeds United venceu mais uma e segue líder rumo ao título. Nos EUA, começou ontem o torneio 'MLS is back', um formato mais enxuto do campeonato norte-americano. O destaque negativo é a eliminação de mais um time da competição. O Nashville Soccer foi eliminado, porque nove jogadores testaram positivo para a Covid-19. Na semana passada, antes do início do torneio, o Dallas também foi excluído por causa de dez jogadores infectados.

  • Desmatamento aceitável é desmatamento zero

    'Desmatamento aceitável é desmatamento zero'

    09/07/2020 Duration: 10min

    Sérgio Abranches comenta que governo anunciou medidas para conter desmatamento apenas após ser pressionado por investidores estrangeiros. No entanto, ele avalia que as autoridades brasileiras deixam muito a desejar no combate a crimes ambientais e que dados sobre desmatamento e queimadas são alarmantes.

  • Ibovespa volta a tocar os cem mil pontos

    Ibovespa volta a tocar os cem mil pontos

    09/07/2020 Duration: 04min

    Depois de quatro meses, o Ibovespa chegou lá. Números explicam por si só o baque sentido pelo mercado durante a pandemia do coronavírus. Salto do que começa a ser visto como retomada do mercado é de 57%.

  • É quase impossível fazer isolamento em local onde todo mundo está morando junto

    'É quase impossível fazer isolamento em local onde todo mundo está morando junto'

    09/07/2020 Duration: 08min

    Luis Fernando Correia explica a possibilidade de fazer um isolamento social efetivo. A dúvida de um ouvinte era sobre a viabilidade de isolar um doente em uma casa com pouco espaço. 'Mais um desafio que não conseguimos fazer de forma planejada', critica o doutor. Para ele, a população que mora sob essas condições deveria ter sido melhor assistida. O doutor esclareceu também o porquê da velocidade do enterro de vítimas de Covid-19: 'O vírus pode sair por líquidos corporais do falecido'.

  • Título da Taça Rio tem relevância

    Título da Taça Rio 'tem relevância'

    09/07/2020 Duration: 01min

    Para Paulo Vinicius Coelho, troféu do segundo turno do Campeonato Carioca deve ser um motivo de orgulho para o Fluminense, que desbancou o favoritismo do Flamengo. Ele avalia que, agora, finais que vão decidir o campeão estadual serão 'dificílimas'.

  • Noronha quer virar ministro do Supremo

    'Noronha quer virar ministro do Supremo'

    09/07/2020 Duration: 10min

    Kennedy Alencar comenta decisão do STJ de conceder prisão domiciliar a Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, e da mulher dele, Márcia Oliveira, que estava foragida. ‘A decisão, do ponto de vista jurídico, é insustentável para a Márcia. Ela está foragida há três semanas’. Segundo ele, o autor da decisão, João Otávio de Noronha, 'virou um amigão do Bolsonaro' e quer, a todo custo, virar ministro do STF.

  • A joia é a base, não é o cofre

    'A joia é a base, não é o cofre'

    09/07/2020 Duration: 01min

    A iminente saída de Dudu do Palmeiras causa um aparente temor sobre a qualidade do time, mas para o presidente do clube já existe uma joia para substitui-lo: a base. O que não é uma tradição do time paulista, mas os investimentos feitos nos últimos anos trazem essa confiança. 'O Palmeiras aposta que com jogadores formados em casa pode ter um time competitivo para ganhar títulos', afirma PVC.

  • Curiosamente, aquela carta foi para o Mourão e não para o Ricardo Salles

    'Curiosamente, aquela carta foi para o Mourão e não para o Ricardo Salles'

    09/07/2020 Duration: 09min

    Em pauta com Sardenberg, a conversa entre o vice-presidente Mourão e investidores estrangeiros, que tratam de investimentos externos no Brasil. Ele fala sobre a chamada ‘moratória’ das queimadas. ‘O governo foi muito alertado, inclusive naquela carta de grandes empresários brasileiros, que dizem ao Mourão de suas preocupações com questões ambientais’.

  • Barcelona a um ponto do Real Madrid

    Barcelona a um ponto do Real Madrid

    08/07/2020 Duration: 03min

    Gustavo Zupak faz um giro do futebol internacional na Europa. Na La Liga, nesta quarta-feira, o Barcelona ganhou do Espanyol por 1 a 0, com gol de Luis Suárez, e encurtou para apenas um ponto a distância para o rival, Real Madrid, líder do campeonato. Há três rodadas do fim do campeonato, o Real joga na sexta-feira contra o Alavés. Pela Premier League, destaque para a goleada do Manchester City por 5 a 0 contra o Newcastle. O já campeão Liverpool também venceu o Brighton por 3 a 1.

  • Ibovespa levanta voo e se aproxima novamente da marca dos 100 mil pontos

    Ibovespa 'levanta voo' e se aproxima novamente da marca dos 100 mil pontos

    08/07/2020 Duration: 05min

    Avanço da pandemia provocou desânimo no mercado financeiro de vários países, mas, no Brasil, bolsa teve alta de 2,05%, influenciada pelo bom resultado do varejo em maio. Agora, Ibovespa volta a se aproximar dos 100 mil pontos. Gustavo Ferreira comenta que é possível identificar sinais de recuperação do mercado, mas que a normalidade ainda está distante, principalmente porque ainda há risco de uma 'segunda onda' da Covid-19.

  • O Governo Federal precisa fazer aquilo que é de sua prerrogativa, proteger os povos indígenas

    'O Governo Federal precisa fazer aquilo que é de sua prerrogativa, proteger os povos indígenas'

    08/07/2020 Duration: 13min

    O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a lei de proteção a povos indígenas para o combate a Covid-19. Entre os vetos estavam a garantia de água potável, cesta básica e disponibilidade de leitos. O argumento do Governo é que os trechos criariam gastos obrigatórios inconstitucionais. Para tratar do assunto, o Jornal da CBN 2 recebeu a senadora Eliziane Gama, coordenadora da frente ambientalista do Senado. Ela criticou a postura do Executivo: 'O Governo tem utilizado esse argumento sempre quando se trata de populações vulneráveis e minoritárias'.

  • A casa do Serra, evidentemente, caiu

    'A casa do Serra, evidentemente, caiu'

    08/07/2020 Duration: 10min

    Em pauta, nesta quarta-feira, a ação da PF contra o ex-ministro e ex-senador José Serra. ‘Diz a a sabedoria popular quem não deve não teme. O senador Serra demonstrou que teme’. Ele lembra que o tucano insistiu para não entregar extratos das suas contas bancárias no exterior.

  • Entra ano, sai ano, parece que a gente não consegue pensar no potencial do futebol

    Entra ano, sai ano, parece que a gente não consegue pensar no potencial do futebol

    08/07/2020 Duration: 01min

    ‘Parece que voltamos para os anos 70, quando a gente chegava em casa no dia do final de campeonato e perguntava: vai passar o jogo? Dependia muito de o estádio estar lotado’, conta PVC. O sinal, segundo ele, na maior parte das vezes, chegava. ‘Era maior festa’. Hoje, o jogo será transmitido, mas pela FluTV.

  • Na economia, terceiro trimestre pode não ser uma catástrofe

    Na economia, terceiro trimestre 'pode não ser uma catástrofe'

    08/07/2020 Duration: 08min

    Carlos Alberto Sardenberg ressalta que números do varejo em maio foram bem melhores do que o esperado e avalia que auxílio emergencial de R$ 600 teve papel importante no resultado. Ele comenta que dados de junho também devem ser positivos, mas lembra que crise econômica está longe de ser superada e que segunda onda da pandemia pode comprometer recuperação. 'É preciso ter uma política muito cuidadosa de reabertura', afirma.

  • Premier League tem bom jogo entre Arsenal e Leicester

    Premier League tem bom jogo entre Arsenal e Leicester

    07/07/2020 Duration: 04min

    Leicester não consegue ganhar, teve apenas uma vitória depois da retomada. Partida terminou empatada em 1 a 1. Campeonato Italiano também teve 'jogaço', segundo Zupak: Juventus 2 x 4 Milan.

  • Mercado financeiro segue instável na pandemia

    Mercado financeiro segue instável na pandemia

    07/07/2020 Duration: 04min

    'O otimismo de ontem foi corrigido hoje', foi assim que Gustavo Ferreira descreveu esta terça-feira no mercado financeiro. Apesar das economias da China, EUA e zona do euro terem sido religadas, o medo da pandemia ainda permeia os investidores. 'Os Estados Unidos estão no centro da apreensão dos investidores', diz Gustavo. O país é considerado um dos epicentro da Covid-19 no mundo. No Brasil, a Ibovespa registrou queda 1,19%, seguindo uma linha mundial. O diagnóstico positivo do presidente Jair Bolsonaro para o coronavírus também afetou a confiança dos investidores. O dólar fechou em alta: R$5,38 centavos.

  • Em Brasília, está uma paranoia geral

    'Em Brasília, está uma paranoia geral'

    07/07/2020 Duration: 09min

    Guilherme Amado comenta a repercussão do teste positivo para o novo coronavírus do presidente Jair Bolsonaro. Ele informa que existe um medo geral de todos que estiveram com ele nesse último mês, até pelo seu negacionismo à doença. 'O presidente publicamente não se cuidava', diz. A imprensa internacional também repercutiu o diagnóstico de Bolsonaro na expectativa de uma mudança de postura do presidente. Guilherme faz coro: 'um líder tem que dar a dimensão que a coisa tem'.

  • Falas de Bolsonaro sobre coronavírus e cloroquina não têm fundamento científico

    Falas de Bolsonaro sobre coronavírus e cloroquina não têm fundamento científico

    07/07/2020 Duration: 09min

    Após anunciar que contraiu coronavírus, Jair Bolsonaro disse que já está se tratando com hidroxicloroquina, voltou a defender o uso do medicamento e afirmou que jovens não precisam se preocupar com a Covid-19. O médico Luis Fernando Correia destaca que afirmações e atitudes do presidente são incorretas do ponto de vista médico. Ele destaca que é preciso aguardar mais para saber como Bolsonaro vai reagir à doença e para verificar se pessoas no entorno também foram contaminadas.

  • A decisão dele (Trump) coloca em risco a OMS

    'A decisão dele (Trump) coloca em risco a OMS'

    07/07/2020 Duration: 09min

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta terça-feira, ao congresso americano que irá oficializar a saída do país da OMS. Trump culpa a Organização pela pandemia e a acusa de ser controlada pela China. Guga Chacra criticou a postura do presidente norte-americano: 'Ele busca um bode expiatório'. Guga explicou ainda que a falta de apoio dos EUA pode trazer sérios riscos a entidade que cuida da saúde mundial. Donald Trump determinou também que estudantes estrangeiros matriculados em instituições com aulas 100% online devem deixar o país. 'Mais uma medida agressiva do Trump. Os EUA perdem também talentos', diz Guga.

page 1 from 2