Academia Cbn - Mario Sergio Cortella

Informações:

Synopsis

Reflexões e provocações sobre o cotidiano e as relações humanas.

Episodes

  • A fé, a boa-fé e a má-fé

    18/06/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre credulidade induzida, a boçalidade voluntária. Comentarista faz uma reflexão de quando a ignorância não é inocência, mas pecado.

  • Os critérios não podem ser imutáveis

    17/06/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre critério inválido ou a validade relativa. 'Há coisas que não são aceitáveis'. Não se pode admitir de uma pessoa aquilo que não é correto, mesmo que se tenha por ela muito amor.

  • O perigo de ter uma conduta ambígua entre os bons e os maus

    16/06/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre atitude ambígua, a prática distorcida. Existem situações em que temos que agir em uma direção, mantendo o prumo no que entendemos correto. No entanto, às vezes há uma ambiguidade na nossa conduta que não pode ser aceita como sendo decente. Vittorio Buttafava, escritor italiano, um dia escreveu: 'Todos amam os bons, mas os exploram. Todos detestam os maus, mas os temem e lhes obedecem'.

  • Um alerta contra a negociata dos princípios

    15/06/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre venalidade expressiva, decência negociada. Ele destaca que existem algumas circunstâncias em que pessoas são capazes de fazer a mercantilização de princípios e valores. Em sua obra 'Sátiras', Juvenal escreveu: 'Em Roma, tudo se compra'.

  • Os danos provocados por uma pessoa incompetente no poder

    14/06/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre competência ausente, o preparo limitado. Comentarista destaca que chegar ao poder é menos complexo do que o exercício em si. Ele cita Antônio Machado, que disse: 'tirar a batuta de um maestro é tão fácil quanto difícil é reger com ela a quinta sinfonia de Beethoven'.

  • O amor também precisa de evidência

    11/06/2021 Duration: 03min

    Na véspera do Dia dos Namorados, Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre evidência amorosa, a farsa complexa. É possível até trazer farsas no campo amoroso, mas elas desmontam com certa facilidade e vem à tona o que é o fingimento. No século XVII, o escritor francês François de La Rochefoucauld já dizia que 'não há disfarce que possa esconder por muito tempo o amor quando existe, nem simulá-lo quando não existe'.

  • A 'forçação de barra' para justificar o injustificável

    10/06/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre argumento forçado, a alegação conveniente. Algumas pessoas apresentam justificativas para um determinado modo de prática, mesmo que não haja razoabilidade no que é apresentado. Públio Siro, em sua obra Sentenças, escreveu: 'Quem decide praticar um mal, encontra sempre um pretexto'.

  • A subserviência não é uma fatalidade

    09/06/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre atitude servil, a subserviência reprovada. Pessoas que sabem o que devem fazer, mas ainda assim fazem numa direção inversa. E o argumento que mais se usa é que não há escolha, não há outro caminho que não seja assim. Píndaro, uma vez escreveu: 'Dizem que é infelicíssimo quem reconhece o bem, mas é obrigado a manter-se longe dele'

  • 'A ética é a estética de dentro'

    08/06/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre decência autêntica, conduta medonha. Ele destaca que quando dizemos que uma pessoa 'é horrorosa', não estamos nos referindo à estética. 'Pessoa horrorosa' é aquela que enfeia a vida, e que não faz o que deveria ser feito no campo da proteção.

  • Será que já chegamos ao pior momento da pandemia?

    07/06/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre agonia restante, o momento decisivo. Ele destaca uma frase de Shakespeare, que diz: 'Ainda não é o pior / Enquanto pudermos dizer: 'Isto é o pior''.

  • A paixão é um remédio que ajuda curar alguns males da vida

    04/06/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre energia vital, a prescrição eficaz. Ele faz uma reflexão sobre a energia que a paixão traz.

  • Antipatias violentas podem indicar uma afinidade secreta

    03/06/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre desejo escondido, a inclinação recusada. Ele faz uma reflexão sobre brincadeiras ofensivas. Pessoas que não saem do mesmo tipo de tema quando querem ofender. Obsessão monotemática costuma sugerir temor do que se ataca ou uma atração.

  • As bravatas e o risco da desmoralização

    02/06/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre valentia simulada, a advertência inócua. 'Pessoas que apenas fantasiam um poder que concretamente não possuem'.

  • O disfarce é apenas uma forma de drible momentâneo

    01/06/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre disfarce impossível, a transformação impedida. Ele explica que não adianta querer cobrir a asneira com outra capa. Para ajudar na reflexão, Cortella usa o trecho de uma obra do poeta Derjavine: 'um asno será sempre um asno, mesmo se o cobrires de ouro'.

  • A ira de quem deixa de ser amado

    31/05/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre abandono terrível, a depreciação inaceitável. Cortella destaca que isso vale no campo profissional, no campo dos afetos e no campo dos amores.

  • Em constante transformação...

    28/05/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre alteração contínua, o tempo passageiro. A alteração contínua pode trazer uma ideia de renovação, mas também carrega uma marca de instabilidade. 'Em algumas situações, o fato de não sermos o que fomos, nem o que somos, será importante'.

  • As amizades que se fundam em interesse, por interesse terminam

    27/05/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre lealdade relativa, a motivação rentável. Cortella faz uma reflexão sobre a aproximação de algumas pessoas, não pela amizade, mas por algo rentável, quase uma forma de negócio. Uma amizade entre aspas.

  • Coisas assustadoras não podem ganhar ideia de normalidade

    26/05/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre conformidade perigosa, a familiaridade arriscada. É preciso ser capaz de se espantar e romper alguns hábitos para que eles não se tornem parte da nossa rotina e ganhem uma forma de familiaridade que vai nos levar a acostumar com o que não devemos.

  • Perceber que o outro tem razão é sinal de inteligência e maturidade

    25/05/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre percepção inteligente, a dificuldade projetiva. Nenhum de nós é dotado de todas as habilidades. 'Nem sempre conosco a razão está'.

  • Nem sempre o que a nós se opõe é uma coisa a ser descartada

    24/05/2021 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre perícia testada, a oposição criativa. Ele faz uma reflexão sobre pessoas que pensam de maneira diferente e ajudam a aperfeiçoar ideias.

page 1 from 20