Synopsis

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episodes

  • Os desafios não estão no campo dos costumes, os desafios estão no campo da instrução

    'Os desafios não estão no campo dos costumes, os desafios estão no campo da instrução'

    11/07/2020 Duration: 22min

    Carlos Melo analisa os assuntos políticos da semana. Um dos temas foi a escolha do novo ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro. 'A questão importante está na formação dos nossos jovens'. Ele acrescenta que o Ministério está dividido.

  • A forma como Trump conduz a crise está afundado o governo e as chances eleitorais dele

    'A forma como Trump conduz a crise está afundado o governo e as chances eleitorais dele'

    10/07/2020 Duration: 09min

    Kennedy Alencar repercute uma pesquisa de opinião realizada nos Estados Unidos que constatou desaprovação da população ao governo de Donald Trump. Sessenta e sete por cento dos entrevistados desaprovam a condução da crise do coronavírus no país, é a taxa mais alta registada até agora. Kennedy explica que 'Trump está se isolando politicamente' e perdeu apoio de eleitores moderados. 'De uma maneira geral a popularidade do Trumo está caindo. Está perdendo terreno para Joe Bidden', diz o comentarista.

  • É a festa do recesso....

    'É a festa do recesso....'

    10/07/2020 Duration: 09min

    Maria Cristina Fernandes comenta duas decisões tomadas numa só tacada nesta quinta-feira: a do presidente do STF, Dias Toffoli, de dar acesso total ao conteúdo da Lava-jato à PGR, e a do STJ, de mandar para casa o ex-assessor Fabrício Queiroz. ‘Será coincidência? Não. Este é um mês de recesso e duas decisões monocráticas foram tomadas, que mudam a conjuntura, eu diria, até mesmo das instituições. São polêmicas, porque se fossem tomadas pelo plenário das duas cortes, não teriam exatamente o mesmo desfecho’.

  • É impossível desvincular o presidente de atividade criminosa denunciada pelo Facebook

    'É impossível desvincular o presidente de atividade criminosa denunciada pelo Facebook'

    10/07/2020 Duration: 06min

    Merval Pereira analisa que, para Bolsonaro, gabinete do ódio passa a ser um problema muito maior do que Queiroz. 'Como o eventual crime tem sido cometido durante o mandato do presidente, isso pode determinar um pedido de impeachment pelo Congresso'. Merval acrescenta que o presidente só pode ser julgado por crimes cometidos durante o seu mandato e explica que o caso Queiroz poderia trazer prejuízo político, mas não abriria margem para um pedido de impeachment.

  • Investigações sobre fraudes na saúde chegam cada vez mais perto de Witzel

    'Investigações sobre fraudes na saúde chegam cada vez mais perto de Witzel'

    10/07/2020 Duration: 14min

    Berenice Seara analisa a situação política do Rio de Janeiro, com a prisão de Edmar Santos, ex-secretário de Saúde. Ela destaca como essa prisão pode agravar a situação do governador Wilson Witzel. 'É uma situação complicada para o governador, que também tem depoimentos marcados na Polícia Federal, e a situação na Assembleia cada vez mais pesada para ele'.

  • Odorico se mostra surpreso com trama envolvendo aliados

    Odorico se mostra surpreso com trama envolvendo aliados

    10/07/2020 Duration: 03min

    Temor é que novo escândalo em Sucupira acabe causando mais danos que as denúncias em si, o que pode deixar o prefeito em situação complicada. Odorico se diz indignado, mas não quer que isso vire caso de polícia.

  • Decisão que favoreceu Fabrício Queiroz afeta a imagem da Justiça

    Decisão que favoreceu Fabrício Queiroz afeta a imagem da Justiça

    10/07/2020 Duration: 14min

    O presidente do STJ concedeu habeas corpus e mandou o ex-assessor de Flávio Bolsonaro e a mulher dele, Márcia Aguiar, para a prisão domiciliar. 'A Têmis tirou dos olhos a venda da imparcialidade, jogou fora a balança do equilíbrio e foi passear em Rio das Pedras', afirmou Wálter Maierovitch.

  • Noronha quer virar ministro do Supremo

    'Noronha quer virar ministro do Supremo'

    09/07/2020 Duration: 10min

    Kennedy Alencar comenta decisão do STJ de conceder prisão domiciliar a Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, e da mulher dele, Márcia Oliveira, que estava foragida. ‘A decisão, do ponto de vista jurídico, é insustentável para a Márcia. Ela está foragida há três semanas’. Segundo ele, o autor da decisão, João Otávio de Noronha, 'virou um amigão do Bolsonaro' e quer, a todo custo, virar ministro do STF.

  • Bolsonaro pode barganhar indicações ao Supremo para garantir sua própria imunidade

    Bolsonaro pode barganhar indicações ao Supremo para garantir sua própria imunidade

    09/07/2020 Duration: 11min

    Para Maria Cristina Fernandes, situação de Bolsonaro tende a se complicar com avanço de investigações sobre fake news. Na análise dela, presidente corre o risco até de perder o mandato. Nesse contexto, Bolsonaro pode tentar seduzir personagens importantes do Judiciário com a promessa de indicação ao STF.

  • Atitude do Facebook mostrou que gabinete do ódio realmente existia

    Atitude do Facebook 'mostrou que gabinete do ódio realmente existia'

    09/07/2020 Duration: 09min

    Ontem, o Facebook anunciou a remoção de uma rede de contas que disseminavam informações falsas e discursos de ódio. Os perfis e páginas eram ligados aos gabinetes de Bolsonaro e aliados. Para Merval Pereira, fica claro que grupo atuava dentro do Palácio do Planalto e era financiado por dinheiro público. Ele afirma, ainda, que situação de Bolsonaro em inquéritos sobre fake news acaba se complicando ainda mais.

  • Inquérito judicial das Fake News virou uma arma potentíssima do STF para enfrentar a crise institucional

    'Inquérito judicial das Fake News virou uma arma potentíssima do STF para enfrentar a crise institucional'

    09/07/2020 Duration: 09min

    Wálter Maierovitch analisa as consequências da decisão do ministro Alexandre de Moraes de prorrogar por mais seis meses o inquérito judicial das Fake News. Moraes é o relator do caso. 'É um ilegítimo instrumento de poder'.

  • A casa do Serra, evidentemente, caiu

    'A casa do Serra, evidentemente, caiu'

    08/07/2020 Duration: 10min

    Em pauta, nesta quarta-feira, a ação da PF contra o ex-ministro e ex-senador José Serra. ‘Diz a a sabedoria popular quem não deve não teme. O senador Serra demonstrou que teme’. Ele lembra que o tucano insistiu para não entregar extratos das suas contas bancárias no exterior.

  • Governo não resiste a pressões e decide decretar moratória que proíbe queimadas

    Governo não resiste a pressões e decide decretar 'moratória' que proíbe queimadas

    08/07/2020 Duration: 04min

    O governo decidiu decretar a proibição de queimadas por 120 dias após pressões de um grupo de grandes empresas. As companhias começam a enfrentar rejeição em vários países que não concordam com a política ambiental do Brasil. Para Maria Cristina Fernandes, vai ser difícil fiscalizar o cumprimento da 'moratória', já que o Ibama foi 'completamente desaparelhado'.

  • Bolsonaro está resolvido a manter o caráter ideológico do Ministério da Educação

    'Bolsonaro está resolvido a manter o caráter ideológico do Ministério da Educação'

    08/07/2020 Duration: 05min

    Merval Pereira fala sobre a indefinição na pasta. Segundo ele, Bolsonaro quer um ministro da mesma linha de Weintraub. 'Parece que esse é um feudo da linha ideológica do governo Bolsonaro'. Merval acrescenta que se esse for o critério fundamental para a escolha, a educação fica longe desse novo ministro.

  • Deputados estão com a faca nos dentes no processo de impeachment contra Witzel

    'Deputados estão com a faca nos dentes no processo de impeachment contra Witzel'

    08/07/2020 Duration: 09min

    Berenice Seara fala a visita do governador Wilson Witzel aos deputados estaduais, na Alerj. 'Ele tenta se recompor em um gesto de boa vontade com a Assembleia'. Witzel foi apresentar o novo líder de governo, Bruno Dauaire. Berenice destaca ainda que parlamentares reabriram os prazos do processo de impeachment mais decididos do que nunca.

  • Reabertura das escolas nos EUA é receita para aumentar o desastre no país

    Reabertura das escolas nos EUA é 'receita para aumentar o desastre' no país

    08/07/2020 Duration: 09min

    Segundo Kennedy Alencar, Trump diz que os democratas querem manter as escolas fechadas para prejudicá-lo na eleição, marcada para o dia 3 de novembro. O comentarista também falou da repercussão do teste de Covid-19 de Bolsonaro, que deu positivo, e da saída dos EUA da OMS. 'Uma jogada eleitoral', destacou.

  • Retirada dos EUA da OMS é estratégia eleitoral de Trump para agradar conservadores

    Retirada dos EUA da OMS é estratégia eleitoral de Trump para agradar conservadores

    08/07/2020 Duration: 15min

    O comentarista Kennedy Alencar diz que não é interessante para os americanos a saída do país da Organização Mundial da Saúde (OMS). O presidente dos Estados Unidos usa a retirada como retórica conservadora para agradar eleitores. Enquanto isso, o opositor Joe Biden promete que o país voltará à OMS caso ele seja eleito.

  • Após diagnóstico de Bolsonaro, opositores não caíram na armadilha de falar em gripezinha

    Após diagnóstico de Bolsonaro, opositores 'não caíram na armadilha de falar em gripezinha'

    07/07/2020 Duration: 08min

    Maria Cristina Fernandes destaca que diagnóstico do presidente, que contraiu a Covid-19, é grave e desperta a solidariedade até de antagonistas, que desejaram o pronto restabelecimento dele. A comentarista avalia, também, que comportamento de Bolsonaro nos últimos dias e no momento em que anunciou a doença é marcado por irresponsabilidades.

  • Bolsonaro faz propaganda de um remédio que está sendo rejeitado no mundo inteiro

    Bolsonaro 'faz propaganda de um remédio que está sendo rejeitado no mundo inteiro'

    07/07/2020 Duration: 04min

    Merval Pereira classifica de absurda a atitude do presidente em relação à cloroquina e diz que ele presta um 'desserviço' toda vez que fala da Covid-19, mesmo depois de ter dito que contraiu a doença.

  • Operação Lava-jato mudou ao longo do tempo, mas ainda deve se arrastar por anos

    Operação Lava-jato mudou ao longo do tempo, mas ainda deve se arrastar 'por anos'

    06/07/2020 Duration: 08min

    Maria Cristina Fernandes fala sobre os últimos movimentos da Lava-jato. Para ela, há movimentos para enfraquecer a operação, que também acabou se tornando objeto de disputa entre apoiadores de Bolsonaro e de Sergio Moro. Para Maria Cristina, discussões a respeito da Lava-jato ainda estão longe de terminar.

page 1 from 2

Informações: