Linha Aberta - Carlos Alberto Sardenberg

Synopsis

Análise das novidades dos cenários econômicos brasileiro e mundial. De segunda a sexta.

Episodes

  • Os efeitos da reunião do Copom

    Os efeitos da reunião do Copom

    28/10/2020 Duration: 06min

    Nesta segunda-feira sairá o resultado de uma nova reunião do Copom. A grande expectativa é sobre uma sinalização do Banco Central para o cenário econômico brasileiro. Carlos Alberto Sardenberg analisa que o BC deve analisar três frentes principais. 'Primeiro, a inflação. Segundo, é preciso um plano consistente para o ano que vem por causa dos gastos obrigatórios da pandemia. E no cenário internacional a segunda onda pode atrasar a recuperação da economia mundial'.

  • Reforma não é para cortar salário, mas para mudar estrutura do setor público

    Reforma 'não é para cortar salário, mas para mudar estrutura do setor público'

    28/10/2020 Duration: 08min

    Para Carlos Alberto Sardenberg, mudanças administrativas devem ser feitas com o objetivo de aumentar eficiência e para que não haja tanta diferença de salário tanto em relação ao emprego privado como entre as carreiras. O comentarista destaca que o gasto total do setor público com o salário de servidores aumentou em mais de R$ 150 bilhões em dez anos, comprometendo, hoje, 13,4% do PIB.

  • A China mudou

    'A China mudou'

    27/10/2020 Duration: 08min

    Sardenberg se refere aos esforços do país em se tornar a maior potência econômica do mundo. A Alibaba Group, uma gigante do e-commerce, prevê realizar o maior IPO da história do capitalismo. 'Sigla em inglês para Oferta Inicial de Ações. Você tem uma companhia e quer abrir o capital. Vai a uma bolsa de valores e vende parte das ações para o público', explica o comentarista. A empresa chinesa deve levantar US$ 34 bilhões. 'Eles querem, como os EUA, que suas empresas se tornem multinacionais'.

  • Ano está chegando ao fim, e Orçamento para 2021 sequer está definido

    Ano está chegando ao fim, e Orçamento para 2021 sequer está definido

    27/10/2020 Duration: 05min

    Carlos Alberto Sardenberg critica a demora do governo em definir o Orçamento para o ano que vem. Ele destaca que outubro está terminando e ainda se discute se haverá ou não novos impostos, Renda Cidadã ou ampliação do Bolsa Família. Não está decidido como ficarão os ajustes para manter o teto de gastos. Comentarista avalia que isso gera muita instabilidade e preocupação quanto ao futuro das contas públicas. E que essa instabilidade se reflete na taxa de juros. 'É uma situação de desgoverno', diz.

  • O importante é saber o que eles vão dizer sobre inflação e contas públicas

    'O importante é saber o que eles vão dizer sobre inflação e contas públicas'

    26/10/2020 Duration: 04min

    As previsões do Boletim Focus 2020 indicam que a inflação no Brasil subiu de 2,65% para 2,99% e o PIB apresentou melhora de -5% para -4,81%. Sardenberg explica que esses dados servirão de base para resoluções do Banco Central. 'Eles vão ficar de olho em duas coisas: a inflação e as contas públicas'. O comentarista destaca que o orçamento público é a principal preocupação: 'as contas públicas estão em situação bem precárias e o governo não tem ainda um plano bem definido para o ano que vem'.

  • Alta da inflação deve entrar na pauta da reunião do Copom

    Alta da inflação deve entrar na pauta da reunião do Copom

    26/10/2020 Duration: 11min

    Carlos Alberto Sardenberg destaca que o IPCA-15 de outubro, considerado uma prévia da inflação, avançou quase 1% por causa do preço de alimentos, roupas e transportes. Segundo ele, o arroz, por exemplo, subiu quase 20% de setembro para outubro. 'Isso é um problema econômico e social, porque reduz a renda das famílias e o consumo de outros produtos', explica. O comentarista disse ainda que o comitê do Banco Central deve manter a taxa Selic em 2%.

  • Se Anvisa aprovar vacina, Bolsonaro tem que comprar e distribuir

    'Se Anvisa aprovar vacina, Bolsonaro tem que comprar e distribuir'

    23/10/2020 Duration: 13min

    Carlos Alberto Sardenberg disse que a fala do presidente Jair Bolsonaro de que não vai comprar vacina chinesa mesmo com liberação da agência reguladora se configura em crime de responsabilidade. 'Se a vacina for eficiente e não for distribuída, Bolsonaro vai contribuir para a morte de pessoas', afirma Sardenberg.

  • Politização da vacina é um desastre para a sociedade brasileira

    'Politização da vacina é um desastre para a sociedade brasileira'

    23/10/2020 Duration: 08min

    Carlos Alberto Sardenberg critica a demora da Anvisa em analisar um pedido do Instituto Butantan por insumos para o imunizante da chinesa Sinovac. Segundo o comentarista, se ficar provado que a agência atrasou a entrega de matéria-prima de propósito, o órgão, que deveria ser técnico, perde credibilidade. 'Se a vacina é boa, não importa de onde ela vem', diz.

  • Governo não vai aumentar impostos, diz Bolsonaro

    Governo não vai aumentar impostos, diz Bolsonaro

    22/10/2020 Duration: 04min

    O presidente Jair Bolsonaro afirmou que irá seu compromisso de campanha de aumentar impostos, nem mesmo após a pandemia. Carlos Alberto Sardenberg analisa as diferentes vertentes dentro do governo sobre aumento de gastos. 'Ao mesmo tempo que se fala dentro em não aumentar imposto, há muitas pressões dentro do governo para aumento de gastos', diz.

  • Não importa a cor do 5G, ele tem que funcionar

    'Não importa a cor do 5G, ele tem que funcionar'

    22/10/2020 Duration: 11min

    Carlos Alberto Sardenberg destaca que está havendo uma visão atrasada de geopolítica e que hoje a disputa entre regime comunista e capitalista não existe mais. Por isso, dizer que instalar no Brasil o 5G significaria facilitar a infiltração chinesa, "não tem o menor cabimento", diz. Comentarista ressalta ainda que o Brasil exporta para China o dobro do que exporta para os EUA.

  • Discurso de ameaça comunista da China é uma das maiores bobagens

    'Discurso de ameaça comunista da China é uma das maiores bobagens'

    21/10/2020 Duration: 04min

    Carlos Alberto Sardenberg comentou as falas contra a importação de produtos chineses no Brasil por medo de um ataque comunista. Sardenberg afirmou que não importa a nacionalidade da vacina contra a Covid-19 e nem da tecnologia 5G, o que interessa, nos dois casos, é que a população seja atendida da melhor forma possível.

  • Sabatinas no Senado são exemplo típico do funcionamento da Corte brasiliense

    Sabatinas no Senado são 'exemplo típico do funcionamento da Corte brasiliense'

    21/10/2020 Duration: 05min

    Senadores deram aval à indicação de Jorge Oliveira para o TCU e, segundo Carlos Alberto Sardenberg, também devem aprovar o nome de Kassio Nunes Marques para o STF. Para o comentarista, tudo não passa de uma 'grande ação entre amigos', porque os políticos temem ações futuras que possam prejudicá-los e buscam se defender aprovando os nomes.

  • Evidente que Kassio Nunes não tem currículo para Suprema Corte

    'Evidente que Kassio Nunes não tem currículo para Suprema Corte'

    20/10/2020 Duration: 09min

    Carlos Alberto Sardenberg revelou a expectativa para a sabatina com o indicado do presidente Jair Bolsonaro para assumir o lugar do ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal. Sardenberg disse que o indicado se envolve politicamente com grupos do governo e não está preparado para o cargo. 'O currículo dele não serviria nem se fosse tudo verdade', afirma o comentarista.

  • Judicialização de casos como o da Linha Amarela é grave e prejudica investimentos

    Judicialização de casos como o da Linha Amarela é 'grave' e prejudica investimentos

    20/10/2020 Duration: 10min

    A via expressa foi construída e licitada para um conjunto de empresas que tem como acionistas três grandes fundos de pensão de estatais, que, segundo Carlos Alberto Sardenberg, visam investir em negócios promissores. Mas, após 19 decisões judiciais, a prefeitura do Rio conseguiu a encampação da Linha Amarela, o que, para o comentarista, gera insegurança jurídica e deixa o Rio de Janeiro de fora desses investimentos. 'O que o Brasil mais precisa é de uma forte onda de investimentos em infraestrutura', lembra ele.

  • Inflação elevada em alimentos e gasolina pesaram, são produtos sensíveis para população

    'Inflação elevada em alimentos e gasolina pesaram, são produtos sensíveis para população'

    19/10/2020 Duration: 08min

    Carlos Alberto Sardenberg explicou como a inflação preocupa a maioria dos brasileiros mesmo com uma média estável. O comentarista afirmou que o índice alto em setembro deu uma noção de como a inflação vai afetar o país no restante de 2020.

  • Resultados da economia chinesa mostram crescimento

    Resultados da economia chinesa mostram crescimento

    19/10/2020 Duration: 05min

    Carlos Alberto Sardenberg fala sobre os dados do PIB da China. Ele destaca que, no primeiro trimestre, houve uma queda muito forte da economia chinesa, por causa da pandemia. No segundo trimestre, houve crescimento de 3,2% e, no terceiro trimestre, de 4,9%. Expectativa é que China termine ano com crescimento de 2%. Comentarista destaca que esses números são bons para o Brasil.

  • A recuperação econômica é irregular

    'A recuperação econômica é irregular'

    16/10/2020 Duration: 10min

    Em mais uma sexta-feira, Sardenberg repercute os principais assuntos da semana. O Banco Central divulgou índice de crescimento da economia. Pelo quarto mês seguido os três principais setores econômicos - varejo, serviços e produção industrial - apresentaram alta. Mas o comentarista alerta: ''a recuperação é irregular. Considerando o período anual, o único setor que está a frente de 2019 é o de varejo'. Na política, o vice-líder do governo no Senado foi flagrado com dinheiro desviado na cueca. 'Para mostrar que a corrupção está ai na praça!', critica Carlos Alberto Sardenberg.

  • Há um evidente processo de recuperação de todos os principais setores da economia

    'Há um evidente processo de recuperação de todos os principais setores da economia'

    16/10/2020 Duration: 09min

    'Isso vem desde maio, com fundo do poço em março e abril', conclui Carlos Alberto Sardenberg, que leva em conta os dados do varejo, da indústria e do setor de serviços em agosto. Todos tiveram o quarto mês seguido de alta. No entanto, ele lembra que, na comparação com dados de 2019, o único que já se recuperou totalmente foi o varejo.

  • Estamos com uma recuperação econômica moderada e irregular

    'Estamos com uma recuperação econômica moderada e irregular'

    15/10/2020 Duration: 08min

    Carlos Alberto Sardenberg repercutiu os dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central. O comentarista afirmou que o setor varejista já conseguiu recuperar o prejuízo causado pela pandemia do novo coronavírus, mas produção industrial e serviços estão crescendo lentamente. 'Por um lado, são quatro meses de alta. Pelo outro, os números não chegaram ao patamar de antes da pandemia', comentou Sardenberg.

  • É preciso deixar de gastar onde não precisa e gastar onde precisa

    'É preciso deixar de gastar onde não precisa e gastar onde precisa'

    15/10/2020 Duration: 08min

    Carlos Alberto Sardenberg avalia que o desafio dos países, agora, é financiar a dívida pública e manter programas de estímulo em meio à segunda onda da Covid-19. No caso do Brasil, segundo ele, a saída da crise envolve rever vantagens fiscais e salários elevados, além das reformas e privatizações. 'Há uma necessidade de fazer uma revisão geral de gastos', conclui.

page 1 from 2