Linha Aberta - Carlos Alberto Sardenberg

Synopsis

Análise das novidades dos cenários econômicos brasileiro e mundial. De segunda a sexta.

Episodes

  • Curiosamente, aquela carta foi para o Mourão e não para o Ricardo Salles

    'Curiosamente, aquela carta foi para o Mourão e não para o Ricardo Salles'

    09/07/2020 Duration: 09min

    Em pauta com Sardenberg, a conversa entre o vice-presidente Mourão e investidores estrangeiros, que tratam de investimentos externos no Brasil. Ele fala sobre a chamada ‘moratória’ das queimadas. ‘O governo foi muito alertado, inclusive naquela carta de grandes empresários brasileiros, que dizem ao Mourão de suas preocupações com questões ambientais’.

  • Dados do varejo mostram que auxílio emergencial vai, em grande parte, para o consumo

    Dados do varejo mostram que auxílio emergencial vai, em grande parte, para o consumo

    09/07/2020 Duration: 06min

    Segundo Carlos Alberto Sardenberg, a alta de 100% nas vendas de roupas e calçados de abril para maio é um dos sinais disso. Se essa tendência continuar, a expectativa é de uma recessão menor para esse ano, explica o comentarista.

  • Na economia, terceiro trimestre pode não ser uma catástrofe

    Na economia, terceiro trimestre 'pode não ser uma catástrofe'

    08/07/2020 Duration: 08min

    Carlos Alberto Sardenberg ressalta que números do varejo em maio foram bem melhores do que o esperado e avalia que auxílio emergencial de R$ 600 teve papel importante no resultado. Ele comenta que dados de junho também devem ser positivos, mas lembra que crise econômica está longe de ser superada e que segunda onda da pandemia pode comprometer recuperação. 'É preciso ter uma política muito cuidadosa de reabertura', afirma.

  • Recuperação prevista para 2021 não vai pagar o que se perdeu em 2020

    'Recuperação prevista para 2021 não vai pagar o que se perdeu em 2020'

    08/07/2020 Duration: 05min

    Apesar dos números terem melhorado a partir do fim de maio, com a reabertura econômica de algumas cidades, o mercado ainda prevê uma queda de 6,5% do PIB desse ano. Segundo Carlos Alberto Sardenberg, a alta prevista para o ano que vem é de apenas 3,5%.

  • Discussão sobre recuperação econômica ainda é precipitada

    Discussão sobre recuperação econômica ainda é 'precipitada'

    07/07/2020 Duration: 08min

    Em meio à crise econômica, governo tem apostado em uma recuperação rápida do PIB e inflação dentro da meta a partir do ano que vem. Já a iniciativa privada acredita que recuperação será moderada e que inflação seguirá abaixo da meta. Para Carlos Alberto Sardenberg, debate ocorre muito cedo, já que uma eventual 'segunda onda' da pandemia pode tornar a retomada bem mais distante.

  • O novo PGR não gosta da Lava-jato

    'O novo PGR não gosta da Lava-jato'

    01/07/2020 Duration: 10min

    Sardenberg comenta investidas que têm tentado esvaziar a operação Lava-jato. Uma das sinalizações veio de uma nota polêmica divulgada pela PGR. 'Já houve outras tentativas de se acabar com a operação. Só que agora esta tentativa é mais incisiva, nem é disfarçada'.

  • Guedes embaralha números para tentar minimizar destruição do emprego no Brasil

    Guedes 'embaralha números' para tentar minimizar destruição do emprego no Brasil

    01/07/2020 Duration: 05min

    Carlos Alberto Sardenberg explica que, por causa de peculiaridades da atual situação, número de pessoas sem ocupação é o que melhor reflete a crise no mercado de trabalho. Com base nessa estatística, ele comenta que desemprego é bem maior do que o apontado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

  • O cenário do desemprego no Brasil

    O cenário do desemprego no Brasil

    30/06/2020 Duration: 08min

    Sardenberg comenta os dados da PNAD, do IBGE, que mostram desemprego batendo a casa dos 12,9% entre março e maio deste ano. Ele diz, no entanto, que, apesar de ‘feio’, número não exprime a real situação. ‘O mais importante no momento é olhar o número de população ocupada’. Ele explica este recorte de cenário.

  • Dificuldades do lado econômico e do lado político levam a uma retomada lenta da economia

    'Dificuldades do lado econômico e do lado político levam a uma retomada lenta da economia'

    30/06/2020 Duration: 07min

    Carlos Alberto Sardenberg analisa dados de um estudo da FGV sobre o desempenho da economia brasileira. Ele destaca o fechamento de vagas de trabalho formal. Sardenberg explica que a situação se agravou com a redução das atividades em meio à pandemia e a pouca eficiência dos programas desenhados pelo governo para proteger o emprego

  • O crédito demorou para chegar porque o governo não assumiu a responsabilidade

    'O crédito demorou para chegar porque o governo não assumiu a responsabilidade'

    29/06/2020 Duration: 03min

    Carlos Alberto Sardenberg comenta queda de mais de 1,1 milhão de vagas de empregos formais no país: 'instrumentos que poderiam ter amenizado o problema não funcionaram'.

  • O auxílio emergencial é o Bolsa Família do governo Bolsonaro

    'O auxílio emergencial é o Bolsa Família do governo Bolsonaro'

    26/06/2020 Duration: 10min

    A semana foi marcada pela divulgação da expectativa do PIB do ano, dados da inflação e redução da taxa de juros. ‘Se a inflação está abaixo da meta, BC deve reduzir juros. Esta foi a discussão da semana. Muitos economistas acham que deve ter redução adicional para 1,75%’. Já o FMI, divulgou relatório com perspectiva de queda na economia de 9%. No mercado interno, a expectativa é de um baque de 6%. Ele fala, ainda, do aporte de dinheiro governo federal com o auxílio emergencial. A investida tem dois lados: aumenta o endividamento mas também ajuda a movimentar a economia.

  • Auxílio emergencial é o Bolsa Família do presidente Bolsonaro

    'Auxílio emergencial é o Bolsa Família do presidente Bolsonaro'

    26/06/2020 Duration: 05min

    Carlos Alberto Sardenberg faz um balanço sobre os assuntos econômicos da semana e analisa a possibilidade levantada pelo presidente Bolsonaro sobre a ampliação auxílio emergencial para trabalhadores informais e trabalhadores. 'O auxílio emergencial tem um efeito político poderoso, embora aumente o déficit público'.

  • O melhor setor da economia brasileira pode estar ameaçado por políticas ambientais equivocadas

    'O melhor setor da economia brasileira pode estar ameaçado por políticas ambientais equivocadas'

    25/06/2020 Duration: 08min

    Carlos Alberto Sardenberg falou da previsão de crescimento de 2% do agronegócio brasileiro. Ele destaca a questão da consciência ambiental. 'Do ponto de vista econômico, agronegócio vai muito bem. Do ponto de vista de imagem da política ambiental, o governo Bolsonaro está causando vários estragos'. Sardenberg também falou da projeção feita pelo FMI da economia mundial e analisa a previsão de queda de 9% do PIB no Brasil em 2020. Os dados já levam em conta os efeitos do coronavírus. A previsão é de uma recessão global ao longo deste ano.

  • Economia deste ano deve ficar no zero a zero

    'Economia deste ano deve ficar no zero a zero'

    24/06/2020 Duration: 08min

    Relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta que a queda deve ser de 5% em meio à pandemia, mas, no segundo semestre, o crescimento deve ficar na mesma taxa. Sardenberg comenta diferenças entre os países.

  • Crise ainda é forte no Brasil, mas Europa e EUA começam a se recuperar

    Crise ainda é forte no Brasil, mas Europa e EUA começam a se recuperar

    24/06/2020 Duration: 05min

    Carlos Alberto Sardenberg faz um panorama da economia após notícias desta terça-feira. Queda na arrecadação do mês de maio, possibilidade de novos cortes nos juros e preocupação de investidores estrangeiros com a política ambiental no Brasil estão entre os destaques. Já no cenário internacional, atividade econômica na Europa e nos EUA começa a dar sinais de recuperação

  • Até onde vai essa queda da taxa de juros?

    Até onde vai essa queda da taxa de juros?

    23/06/2020 Duration: 07min

    Sardenberg repercute índices da economia, como a ata do Copom que traz, entre os seus destaques, que haverá ainda mais queda na taxa básica de juros. Ele comenta, também, a perspectiva divulgada pela OMC, de tombo de 18,5% no setor de comércio.

  • Negar o problema ambiental aumenta o risco Brasil

    'Negar o problema ambiental aumenta o risco Brasil'

    23/06/2020 Duration: 09min

    Carlos Alberto Sardenberg explica que fundos globais que administram US$ 3,75 tri pressionam por redução de desmatamento na Amazônia. Para especialistas, questão ambiental se soma a outros fatores que devem dificultar a volta do investimento estrangeiro para o Brasil.

  • Abril registra retração recorde de 9,3% do PIB brasileiro

    Abril registra retração recorde de 9,3% do PIB brasileiro

    22/06/2020 Duration: 05min

    Carlos Alberto Sardenberg comenta os dados do Monitor do PIB, da Fundação Getúlio Vargas, que mostraram uma retração de quase 10% da economia brasileira no mês de abril de 2020. A queda está estritamente ligada ao fechamento das indústrias e serviços, que representam 95% do valor total da economia. 'É claramente esperado. Abril estava no auge do fechamento.'

  • Retomada dos empregos será lenta e modelo de trabalho remoto tende a se aperfeiçoar

    Retomada dos empregos será lenta e modelo de trabalho remoto tende a se aperfeiçoar

    22/06/2020 Duration: 07min

    Dados apontam que mais de 10 milhões de empregos já foram perdidos desde o início da pandemia no Brasil. Carlos Alberto Sardenberg destaca que retomada econômica será difícil, ainda mais com a falência de várias empresas. Ele comenta, ainda, que deve haver uma 'volta paulatina' aos escritórios combinada ao trabalho remoto, já que o regime de 'home office' em tempo integral pode prejudicar algumas dinâmicas de empresas.

  • O governo Bolsonaro vai se desmilinguindo

    'O governo Bolsonaro vai se desmilinguindo'

    19/06/2020 Duration: 06min

    Carlos Alberto Sardenberg fala sobre o caso Queiroz e as implicações no cenário político e econômico nacional. Ele chamou a atenção para a investigação robusta e o amadorismo de Queiroz e do advogado. 'O advogado abrigar a principal figura do caso em sua própria casa é um erro grotesco'. Sardenberg também cita o estado de abatimento do presidente. 'O que temos é um governo muito ruim, enfraquecido e acuado'.

page 1 from 2